PROJETO LEITURA 2° ANO
OBJETIVO:
Despertar o gosto pela leitura e desenvolver a habilidade de interpretar a história, estimulando a criatividade.
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Era uma vez... em um reino muito distante, um dia frio...
...Uma bela rainha estava sentada perto da janela, bordando um lençol de nenê. sem querer, ela espetou o dedo na agulha e caíram três gotas de sangue, então a rainha olhou para fora e fez um pedido:
Quero ter uma filha de pele branca como a neve que está caindo, cabelos pretos como a madeira desta janela e boca vermelha como o sangue que saiu do meu dedo.
Alguns meses depois, a rainha deu à luz uma menina do jeitinho que tinha pedido e resolveu chamá-la de BRANCA DE NEVE.
Passado algum tempo o rei conheceu uma princesa lindíssima e se casou com ela.
Dia e noite ela ficava do lado da filha, cuidando dela com muito amor e carinho, mas a rainha morreu antes de criar a filha como queria, o rei chorou durante meses...
Passado algum tempo o rei conheceu uma princesa lindíssima e se casou com ela.
Só que a princesa só tinha beleza, porque o resto nela era só vaidade, orgulho e malvadeza.
O dia todo ficava na frente do espelho, perguntando:
-Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?
-E QUEM É ESSA ATREVIDA?
Perguntou ela.
-BRANCA DE NEVE!
Respondeu o espelho.
Desde então a rainha que era má, começou ameaçá-la.
Branca de neve com medo foi se refugiar na floresta...
Ela foi muito bem aceita pelos anões, pois ela cozinhava, lavava e passava para os sete anõezinhos, todos eram felizes naquela casa.
Sua madrasta, aplicando-lhe o golpe fatal , Branca de Neve não resistiu e caiu no sono da morte...
Os anões chegaram logo após, mas não conseguiram impedir que mordesse a maçã, mas conseguiram finalmente acabar com a bruxa, perseguiram-na até que despencou de um penhasco, morrendo.
Em seguida a tristeza toma conta dos anõezinhos, quando de repente um jovem aproxima-se de Branca de Neve, naquele sono profundo e lhe dá um beijo apaixonado.Imediatamente branca de neve desperta do sono!
E foram...
E FORAM FELIZES
PARA SEMPRE!
CONSIDERAÇÕES:
Os desenhos foram criados pelos alunos do 2°ano, que durante o projeto, o qual foi desenvolvido em 5 partes, foi trabalhado a interpretação do texto e também o desenvolvimento da criatividade, que ao finalizar a atividade de interpretação, fizeram a reescrita através de desenhos, no qual trouxe esse resultado muito satisfatório.
MOMENTOS
ESPECIAIS....
OBJETIVO:Despertar o gosto pela leitura e proporcionar através das histórias, o conhecimento da diversidade de animais existente como: OS ANIMAIS DOMÉSTICOS, SELVAGENS, AQUÁTICOS, considerando a importância dos animais para a natureza.
O BICHINHO DIFERENTE
O LEÃO E O RATINHO
UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA ESPICHADO À SOMBRA DE UMA BOAÁRVORE. VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA DELE E ELE ACORDOU.
TODOS CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU EMBAIXO DA PATA.
TANTO O RATINHO PEDIU E IMPLOROU QUE O LEÃO DESISTIU DE ESMAGÁ-LO E DEIXOU QUE FOSSE EMBORA.
ALGUM TEMPO DEPOIS, O LEÃO FICOU PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUIA SE SOLTAR, E FAZIA A FLORESTA INTEIRA TREMER COM SEUS URROS DERAIVA.
NISSO, APARECEU O RATINHO. COM SEUS DENTES AFIADOS, ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.
UMA BOA AÇÃO
GANHA OUTRA!
BILILA A TARTARUGA INFELIZ
BILILA, A TARTARUGA, VIVIA INFELIZ PORQUE SEU CASCO ERA MUITO DURO. ELA QUERIA TER UM PELO BONITO E MACIO COMO O COELHINHO PULADOR E A CACHORRINHA ZELINDA. MAS, UM DIA, ENQUANTO PASSEAVA COM ELES, COMEÇOU A CAIR UMA CHUVA MUITO FORTE. PULADOR E ZELINDA FICARAM MOLHADOS E MUITO FEIOS, COM O PELO ARREPIADO E ESCORRENDO. BILITA, DENTRO DE SEU CASCO DURO, CONTINUOU SEQUINHA, NO MAIOR CONFORTO. DESCOBRIU, ENTÃO, QUE SER TARTARUGA TAMBÉM TEM LÁ SUAS VANTAGENS.
HALLOWEEN
CASINHA DAS BRUXAS
Naquele castelo há um portão de ferro;
há teia de aranha e uma vassoura velha.
Pelo telhado anda um gato travesso,
A quem a bruxa boa dá abraços e beijos.
Naquele castelo esconde-se um mistério,
Entre grandes paredes há um enorme teto.
de30
BOM DIA! BOM DIA!
QUEM PODE ME DIZER O QUE É CIDADANIA?
E A TURMA FICOU CALADA COM JEITO QUE NÃO SABIA
-ME DIGAM, ENTÃO:
PORQUE VOCÊS NÃO JOGAM LIXO NO CHÃO?
E A TURMA SE ANIMOU, FOI QUASE UMA GRITARIA:
O MUNDO É MEU, NÃO SUJO NÃO,
AUMENTA O TRABALHO DA MARIA.
CIDADANIA TEM MIL FACES,
MAS SEU SENTIDO NÃO VARIA.
É SEMRE UM JEITO DE SER,
DE SENTIR QUE FAZ PARTE DE UM TODO.
E MESMO SEM QUERER,
AO FAZER O BEM PARA SI,
PARA O TODO VAI FAZER.
E ÁS VEZES DÁ TRABALHO,
ÀS VEZES DÁ PRAZER.
NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO,
NÃO FAZER DISCRIMINAÇÃO.
PARTICIPAR DA COMUNIDADE,
E DA VIDA NA SUA CIDADE.
CUMPRIR COM SEU DEVER,
E SEUS DIREITOS DEFENDER.
É ASSIM QUE EU DEFINIRIA:
SÃO ALGUMAS FACES,
O QUE CHAMAMOS CIDADANIA!
(ROSA DE PAULA PINTO)
(Foi trabalhado com o 4° E 5°ANO)
de30