JOGO DAS CINCO MARIAS
(TENTO)
A Professora Conceição do 4° ANO A trabalhou com seus alunos "Brincadeiras Infantis" e umas delas foi o Jogo das Cinco Marias, conhecido popularmente como jogo do tento,
os alunos confeccionaram seu próprio brinquedo, nesta atividade perceberam o
brinquedo como uma fonte histórica.
Uma curiosidade é que a origem dessa
brincadeira venha de costumes da Grécia antiga. Quando queriam consultar os
deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro e
observavam como caíam.
Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão, ou as cinco pedrinhas (que devem ter tamanhos semelhantes).
COMO JOGAR:
1ª ETAPA
Jogar as cinco Marias no chão.
Escolher uma delas, que será
jogada para o alto, enquanto pega-se uma das quatro, sem tocar nas demais.
Esperar a que está no alto cair também na mesma mão. Repetir com todas as
outras que estão no chão.
2ª ETAPA
Jogar as cinco Marias e tomar de
novo uma delas.
Jogar o saquinho para o alto e,
agora, pegar de duas em duas as demais, sem tocar no outro par.
3ª ETAPA
Jogar
as cinco Marias no chão e tomar uma delas.
Jogar
o saquinho para o alto e pegar primeiro um e depois três, de uma só vez.
4ª ETAPA
Jogar as cinco Marias e
tomar uma delas.
Jogá-la para o alto e,
enquanto ela volta, pegar as quatro de uma só vez, aparando rapidamente também
a primeira.
5ª ETAPA
Com todas as pedrinhas na mão,
jogar para o alto uma delas e deixar no chão as quatro restantes e tornar a
aparar a que foi ao alto.
6ª ETAPA
Com todas as pedrinhas na mão,
jogar uma para o alto e colocar três sobre o chão.
Aparar a que foi ao alto.
Jogar de novo uma para o alto e
deixar a outra no chão e aparar a que foi ao alto.
7ª ETAPA
Com todas as pedrinhas na mão,
jogar uma para o alto e deixar uma no chão.
Aparar a que foi ao alto e jogar
de novo, para deixar as duas restantes no chão e esperar a que foi ao alto.
8ª ETAPA
Com todas as pedrinhas na mão,
jogar uma para o alto e deixar uma no chão.
Aparar a que foi ao alto e
repetir até deixar todas no chão e aparar a que foi ao alto de novo.
CONTAR PONTOS:
Colocar as cinco pedrinhas na
palma da mão, arrumando-as umas sobre as outras.
Jogar tudo para o alto e aparar o
quanto puder com o dorso da mão.
Lançar novamente para o alto; o
que se conseguir aparar com a palma da mão é o número de pontos conseguidos na
série.
O número de pontos a ser atingido
deve ser combinado entre os jogadores.
VEJAM SÓ AS FOTOS!
É HORA DE BRINCAR!!!!
PARABÉNS CRIANÇAS!!!